12/07/2019 11h53 - Atualizado em 12/07/2019 11h53

Viajando pela Rota, Fortaleza dos Valos realiza passeio com alunos do 4º ano das Escolas do município.

Fortaleza dos Valos, participa mais uma vez do projeto do COMAJA/Rota das Terras Encantadas, “Viajando pela Rota”. Alunos de todas as escolas do município, e que estão no 4ºano, realizaram um passeio, por parte do Roteiro Turístico de Fortaleza dos Valos.

O passeio começou no Pórtico do município, onde foi contado um pouco do início do município, da sua emancipação e imigração, na sequencia os alunos visitaram o Centro de Cultura, onde foram recebidos pelo professor Eraldo, e a aluna Laisa Tarasconi, que contaram mais sobre a história dos Italianos no município, além de visitaram o Museu, e a Biblioteca municipal.

Os pequenos, puderam também conhecer a Praça 3 de Maio; Na paroquia São Pedro Apóstolo a história foi contada pela senhora, Alice Rossatto, que contou aos alunos como foi construída a Igreja. Na comunidade do Sutil, a parada foi na Cantina Durigon, de Celso e Valdirene Durigon, onde viram de perto como funciona a fabricação dos vinhos coloniais produzidos em Fortaleza dos Valos.

Um dos pontos mais bacanas e que marcou as crianças, foi a oração realizada aos pés do monumento “O Cristo”, na Localidade de Esquina Gaúcha, lá os alunos fizeram um círculo de mãos dadas em volta do cristo e agradeceram.

Depois de toda essas atividades, era a hora do almoço, que foi servido e organizado carinhosamente, na Estância do Figueirão em Rincão dos Valos, energias recuperadas, na parte da tarde, todos seguiram pela trilha ecológica da Estância, e depois ainda participaram de uma gincana, encerrando um dia cheio de atividades.

#SaibaMais: O “Viajando Pela Rota” é um programa voltado aos estudantes do 4º ano da região Rota das Terras Encantadas.

Em sala de aula eles trabalham a temática turismo, e também visitam os principais pontos e roteiros turísticos dos seus municípios.

Após o passeio, os alunos retratam a experiência através de um desenho, os quais participam de um concurso regional.

Podem participar escolas dos 16 municípios que integram a Rota: Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra,

Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Quinze de Novembro,

Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach, Tapera, Tio Hugo e Victor Graeff.