16/05/2017 14h22

Data: 30/05/2017

Local: Centro de Cultura e Eventos de Fortaleza dos Valos

8:30 – Credenciamento

9:00 – Abertura com pronunciamento de boas vindas do Presidente Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CONDER e da Prefeita Municipal

9:30 – Palestra: “Legislação e implicações do uso de agrotóxicos” – Engº Agrônomo Gilberto Bortolini – EMATER/RS – ASCAR

10:30 – Cofee break

10:45 – Palestra: “Técnicas de aplicação de agrotóxicos e conservação de solo” – Engº Agrônomo Danilo Benedetti – Sindicato Rural - SENAR/RS

11:45 – Questionamentos

12:00 – Encerramento

Promoção: CONDER/SMAMAT.

Parceria: EMATER/RS-ASCAR, Sindicato Rural.

Apoio: Banco do Brasil

Buscando diminuir conflitos com moradores vizinhos as lavouras, promover a saúde e preservar o meio ambiente, será realizado o Seminário de Desenvolvimento Sustentável, com palestras que esclareçam a legislação, técnicas de aplicação e conservação de solo, tendo como público alvo os produtores rurais, desde pequeno a grande porte, bem como técnicos, agrônomos, assistências técnicas.

Não é de hoje que se ouve falar desse tema, há grande preocupação tanto com os riscos causados pelo uso inadequado de agrotóxicos, bem como com sua interação com outras culturas, aqui está a grande preocupação, como produzir sem prejudicar as áreas vizinhas? Há também os riscos a saúde e ao meio ambiente.

Por outro lado, não podemos esquecer que o uso de agrotóxicos é necessário para o bom andamento das culturas, considerando o grande número de doenças e pragas que atingem as lavouras, o custo de produção é alto, por isso é preciso produzir muito.

Desta forma, através de esclarecimento técnico e atendendo a legislação, pretende-se encontrar a maneira adequada de minimizar estes conflitos, tornando possível que todas as culturas trabalhem em harmonia, permitindo o sustento de todos.