01/11/2017 12h52 - Atualizado em 01/11/2017 12h52

Prefeita participa da Reunião da AMUSUH

Na última quinta-feira (26/10), estiveram reunidos na sede da FAMURS em Porto Alegre para debaterem sobre a estratégia de mobilização e união na busca pela retomada do valor justo da Tarifa Atualizada de Referência (TAR), base de cálculo da Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos CFURH, representantes dos municípios sedes de usinas e alagados do Rio Grande do Sul, que por unanimidade manifestaram a necessidade desta revisão.

Na sequência desta reunião preliminar, os prefeitos e gestores foram até o palácio Piratini para audiência com o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. Na reunião foi requisitado o apoio do governo do estado para se tornar polo ativo da Ação judicial ajuizada pela AMUSUH contra a Agência nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O processo judicial visa reverter o desastroso corte da TAR em 2016 com a devida retomada do índice de correção. Em dezembro de 2016 a Agência derrubou a Tarifa de R$ 93,35 por MWh para R$ 72,20 a partir de janeiro de 2017. Se o valor de 2016 tivesse sido devidamente corrigido monetariamente, a TAR praticada em 2017 estaria no patamar de R$ 99,35 MWh.

Nestas reuniões regionais, a AMUSUH apresenta a difícil realidade dos municípios para que os governadores façam parte da ação judicial enquanto polo ativos. O governador Ivo Sartori ficou no compromisso de debater essa questão com a Procuradoria-Geral do Estado antes de ingressar na ação. O assunto favorece aos municípios e aos Estados que atualmente perdem recursos devido a diminuição CFURH.

Aproveitando a estadia em Porto Alegre, a Prefeita reuniu-se com o Assessor da Secretaria de Estado dos Transportes Rogério Reis, para agradecer o trabalho realizado na VRS-824, que interliga Fortaleza dos Valos, Quinze de Novembro, e Ibirubá.

Prefeita participa da Reunião da AMUSUH