02/03/2018 10h28 - Atualizado em 02/03/2018 10h28

Prefeita Marcia participa do painel “Assédio Moral no Serviço Público” na Assembleia de Verão da FAMURS

O Movimento Gaúcho da Mulher Municipalista (MGMM) abriu a programação na tarde do segundo dia (23/02) da Assembleia de Verão com o painel “Assédio Moral no Serviço Público”. A apresentação, que contou com a mediação da jornalista Laura Medina, teve a participação da Senadora Ana Amélia Lemos; da Deputada Estadual Silvana Covatti; da Primeira-Dama do Estado e Secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; da Vice-Prefeita de Lajeado, Glaucia Schumacher; Prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Ferretti; Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas; Prefeita de Camargo, Eliane Trentin; Prefeita de Fortaleza dos Valos, Marcia Rossatto Fredi; da Primeira-Dama de Rio dos Índios e presidente do MGMM, Adriane Perim de Oliveira; da Psicóloga Vilma Arnold; e do representante da OAB/RS, o Advogado Eduardo Raupp.

Na abertura do painel, idealizadora do MGMM, Adriane Perim de Oliveira, ressaltou que atualmente as políticas para mulheres são feitas e decididas pelos homens. “Por anos, temos um cenário com percentual mínimo de mulheres no centro das decisões, somos minoria absoluta e isso tem que ser mudado”, ponderou. Adriane ressaltou a importância de discutir o tema – Assédio Moral no Serviço Público. “Precisamos acabar com esse mal que está presente em vários ambientes, não apenas no profissional”, afirmou, lembrando que as denúncias de assédio moral ainda são tímidas. “A sociedade resiste em admitir como existente, motivo pelo qual é importante discutir a questão, primeiro para aceitar que o assédio existe e, depois, para combatê-lo”, concluiu.

A prefeita de Fortaleza dos Valos, Marcia Rossatto Fredi, disse que o assédio moral nem sempre parte dos detentores de cargos de chefia. “Nós convivemos com muitos funcionários que fazem o assédio moral ao contrário do grupo”, salientou.

Ao final do painel, a idealizadora do MGMM agradeceu a presença de todos e a oportunidade de debater um assunto tão importante. “É muita responsabilidade falar de um tema tão importante e que afeta a vida muitas pessoas”, concluiu a também primeira-dama de Rio dos Índios, Adriane Perim de Oliveira.