06/05/2015 8h52 - Atualizado em 13/05/2015 17h36

Inaugurado Memorial Em Homenagem A Comissão De Emancipação

Emoção durante a solenidade que rememorou a grandeza e a dignidade de todas as pessoas, que por amor a sua terra, tanto lutaram para Emancipar Fortaleza dos Valos. Momento e Motivo de Orgulho e de Felicidade para todos!

Inaugurado Memorial Em Homenagem A Comissão De Emancipação

(confira galeria de fotos).

No último domingo, 03, aniversário de 33 anos de Fortaleza dos Valos, aconteceu a inauguração do Memorial (localizado na Praça 03 de maio) em homenagem a Comissão de Emancipação-Político-Administrativa do Município, ocorrida em 03 de maio de 1982. O projeto da Obra foi de responsabilidade do Arquiteto Gabriel Coutinho Facco.

O Prefeito Adair Toledo, e o Vice, Leonir Cancian, acolheram os convidados junto ao CTG Estância do Umbú, local da solenidade. O evento contou com a presidente do Poder Legislativo Municipal, Márcia Rossato Fredi, Ex-Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais, Ex-diretor da TV Cruz Alta, Guaraci Valente, e demais lideranças, local e regional. Os dois Ex-deputados, ícones do processo emancipacionista, Aldo Pinto e Rubi Diehl, se fizeram presentes e foram homenageados com uma placa de honra, por terem sido grandes responsáveis pela realização daquele sonho. O mimo foi entregue pelas mãos dos Ex-prefeitos, Imério Rossato e Osvaldo Facco. Também lhes foram entregues um livro com o histórico do Município. O Ex-deputado e Conselheiro do TCE, Algir Lorenzon, justificou oficialmente sua ausência devido a compromisso já assumido.

A abertura da solenidade contou com a participação do Coral Municipal Ecos do Lago, que interpretou o Hino Municipal de Fortaleza dos Valos. Após os pronunciamentos, aconteceu um benção proferida pelo Bispo Dom Adelar Barúffi, que esteve acompanhado pelo Pároco da Igreja Católica, Padre Miguel Rosati. Na ocasião foram homenageados os integrantes das Comissões, momento em que muitos estiveram representados por seus familiares. Todos receberam um livro com a história do Município, obra do escritor fortalezense, professor, Doutor Hermélio Rossato.

Confira a baixo relação dos homenageados:

Comissão Central: Presidente: Imério Rossato; 1º Vice-Presidente: Anthero Miguel Stefanello (em memória); 2º Vice-Presidente: Eltecelino Rubert (em memória); 1º Secretário: Osvaldo Rubin Facco; 2º Secretário: João Guilherme Whays Wilke; 1º Tesoureiro: Jeovah de Bortoli (em memória); 2º Tesoureiro: Milton Cloer Pianesso (em memória). Auxiliares: Alceno Dresch (em memória); Mateus Alves de Souza (em memória); Renato Whays Wilke. Comissão Geral: Constituída com três elementos de cada localidade: Santa Clara do Ingaí: João Guilherme Whays Wilke, Renato Whays Wilke, Elimar Wilke Whays. Boa Vista do Incra: Francisco Rodrigues da Siqueira (em memória); Antonio Pereira Campos (em memória); Dormário Pereira Campos. Fazenda Colorados: Otávio Joaquim de Toledo (em memória); Alécio Rubin Facco (em memória); José Oscar Mulinari. Portão: Jorge Stefanello, Nelson Meinen, José Eni Blanco da Silva. Sede Vitória: Neri Facco, Ercílio Librelotto (em memória), José Maria Soares da Silva (em memória). Esquina Gaúcha: João Carlos Moro da Rosa, Carlos Schimidt (em memória), Joel Joaquim (em memória).Rincão dos Valos: Adão Campos da Silveira (em memória), Antonio Nunes da Silva (em memória).

Ao meio dia foi servido um almoço de confraternização, organizado pela patronagem do CTG Estância do Umbú. A Administração Municipal agradece, de forma fraterna, a todos que puderam usufruir desse momento tão especial para todos.