30/04/2018 8h39 - Atualizado em 30/04/2018 8h39

Destinação dos Resíduos Sólidos

Lixo Domiciliar: COLETA SELETIVA

Lixo Reciclável: plásticos, papel, latas, vidro; RECOLHIMENTO QUARTA-FEIRA.

Lixo Rejeito: lixo de banheiro, restos de comida cozida, ossos;  RECOLHIMENTO SEGUNDA E SEXTA-FEIRA

Lixo Compostagem: cascas de frutas e legumes, restos de saladas, folhas e grama. ATRAVÉS DA COMPOSTAGEM TRANSFORMA-SE EM SUBSTRATO QUE PODE SER USADO EM HORTAS OU CANTEIROS DE FLORES;

Resíduos de Poda e varredura

São recolhidos semanalmente pela Secretaria de Obras, devem ser acondicionados no passeio para recolhimento. NÃO PODE HAVER MISTURA DE OUTROS RESÍDUOS (plástico, papel, pneus, lixo doméstico).

Resíduos de construção

Podem ser utilizados em aterramento de obras/terrenos. É de responsabilidade do gerador. Secretaria Municipal de Obras recolhe mediante solicitação. NÃO PODE HAVER MISTURA DE OUTROS RESÍDUOS (plástico, papel, pneus, lixo doméstico).

Pneus e Eletrônicos

São produtos da logística reversa, devem ser devolvidos no local de compra. Está em andamento uma campanha de recolhimento até dia 27/04/2018.

Lâmpadas

São produtos da logística reversa, devem ser devolvidos no local de compra. Poder público não pode recolher devido o custo de descarte e disposição final desses resíduos;

Medicamentos

São produtos da logística reversa, devem ser devolvidos no local de compra. Farmácias comerciais e farmácia pública recebem e descartam esses resíduos.

Situação atual

Média de produção de lixo Brasil:

1,049 kg/hab/dia

Média produção de lixo Rio Grande do Sul:

7468,3 toneladas de lixo por dia;
11,29 milhões de habitantes;
Média: 0,661 kg/hab/dia

Fonte: DMMA/SMAMAT

Em caso de dúvida sobre o descarte de qualquer tipo de resíduo, entrar em contato com o Departamento Municipal de Meio Ambiente/SMAMAT.

Destinação dos Resíduos Sólidos