06/09/2017 14h43 - Atualizado em 06/09/2017 14h43

Carreteiro de Charque e Missa Crioula marcam a abertura dos Festejos Farroupilhas no Município

Na última sexta-feira (01), na Localidade de Rincão dos Valos, na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, aconteceu a já tradicional Missa Crioula com o Padre João Bernardo Limberger, onde a linda cerimônia foi adaptada em linguagem, estilo, e símbolos do tradicionalismo gaúcho.

A cerimônia tem o mesmo sentido espiritual e religioso de uma missa tradicional, mas pelas suas características particulares, recebeu o nome de “missa crioula”, que só é possível de ser realizada depois das alterações introduzidas pela Igreja Católica, onde o Vaticano permitiu a tradução e adaptação da liturgia em latim, para outras línguas nacionais e regionais.

Com o linguajar típico dos pampas, Jesus Cristo é chamado “O Divino Tropeiro” e Nossa Senhora de “Primeira Prenda Celeste”. Deus é chamado de “Pai Celeste” e o Espírito Santo de “Divino Candeeiro”.

Entre os momentos mais emocionantes da celebração está o que relembra um dos mais marcantes episódios da história do Rio Grande do Sul: a guerra entre Maragatos e Chimangos. Como a missa busca trazer a paz e a compreensão entre todos, os homens que participam da missa deixam suas armas e facas na frente do altar, e entrelaçam na cruz os lenços vermelho (Maragato) e branco (Chimango).

Após a missa, os presentes prestigiaram o lançamento oficial das festividades farroupilhas em nosso município, onde fizeram o uso da palavra o Patrão do Piquete Andarilhos do Pampa Osmar Inácio de Freitas (Barão), o Presidente da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Orlando Weber Batu, a Coordenadora e Vice-Presidente do Grupo da Terceira Idade Reviver com União Giselda Goulart, a Secretária de Assistência Social e Habitação Eliana Stefanello Facco, o Vereador Representante da Câmara de Vereadores Evandro Henriques de Campos, o Vice-Prefeito Paulo Cezar Marangon, e a Prefeita Marcia Rossatto Fredi.

Depois da abertura, foi servido um maravilhoso arroz carreteiro de charque, com feijão tropeiro, que fazem parte da culinária de nosso Estado. ( confira demais fotos junto a galeria de fotos)