15/05/2015 10h06 - Atualizado em 15/05/2015 10h08

Audiência Pública - Aprovação do Plano Municipal de Educação

Secretária da Educação explicou que o PME é um documento abrangente e de duração de 10 anos

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto, e o Conselho Municipal de Educação realizaram, no último dia 5, uma audiência pública para aprovação do Plano Municipal de Educação de Fortaleza dos Valos. O encontro aconteceu no Centro de Cultura e Eventos, e contou com a presença do Prefeito Adair Toledo, Secretária da Educação, Sandra Rubin, Presidente do Poder Legislativo Municipal, Márcia Rossato Fredi, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Marlise Elicker, equipes diretivas das escolas Municipais e Estaduais, membros que compuseram as comissões de estudo e elaboração do PME, CPMS, Conselho Escolar, Grêmios Estudantis, alunos e comunidade em geral.

Em sua fala, o Prefeito Toledo agradeceu a presença de todos enfocando a importância da participação e comprometimento das comissões na definição dos rumos e metas para a educação do Município. Parabenizou o grupo que trabalhou, estudou, pesquisou e construiu o PME. enalteceu o respeito merecido por todos, e a gratidão da Administração pelo bem enorme que fizeram. Destacou que alguns Municípios contrataram empresas para concretização do PME, e que em Fortaleza dos Valos isso não foi preciso, devido às comissões e a comunidade escolar, que trabalharam com muito afinco.

A Secretária Sandra Rubin fez uma retrospectiva da construção coletiva do PME. explicou que o mesmo, é um documento abrangente e de duração de 10 anos, e que envolve a educação em todas as modalidades de ensino. A construção do PME iniciou em novembro de 2013 e sua produção contemplou processo de mobilização, coleta de dados, reuniões de construção e análise de metas e estratégias, realizadas pelas comissões de elaboração e sistematização, conforme a portaria nº 3914 de 27 de dezembro de 2013. A comissão central era assim constituída: Sandra Rubin, Marlise Elicker e Carine de Bortoli, totalizando 7 comissões: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Inclusão e Diversidade, Valorização do Magistério, Ensino Médio, Politécnico e Técnico Profissionalizante, e Ensino Superior.

O Plano Municipal de Educação de Fortaleza dos Valos foi elaborado com a participação de todos os atores envolvidos com as questões educacionais, e que acreditam na educação como grande instrumento de desenvolvimento sustentável, de cidadania e de humanização; por isso a importância da participação de todos os envolvidos na aprovação desse texto base. A Secretaria da Educação, Cultura e Desporto, e o Conselho Municipal de Educação agradecem a colaboração, o empenho, e a participação de todos para o fortalecimento de ações conjuntas, que se estabeleceram na elaboração do PME do Município.

Audiência Pública - Aprovação do Plano Municipal de Educação