08/03/2019 11h35 - Atualizado em 08/03/2019 11h35

Administração Municipal realiza parceria com Organização Social para Gestão do Hospital Municipal Bom Pastor

O Hospital Bom Pastor, único Hospital de Fortaleza dos Valos, que tem sido a referência para atendimento da população desde a sua criação no ano de 1987, passa por momento muito importante. Enquadrado da categoria Hospital de Pequeno Porte, tem uma estrutura física de excelente qualidade, porém são enfrentadas dificuldades financeiras para manutenção dos serviços.

A administração Municipal, preocupada com o bom atendimento a população, formou um Grupo de Estudos que levantou todas as dificuldades  e potencialidades  do hospital.  Neste estudo constatou-se  a necessidade  de buscar uma nova maneira de gerenciar melhor os recursos e espaços existentes.

O resultado deste trabalho foi apresentado em julho de 2018 para a Administração Municipal, que acolhendo os dados do diagnóstico tomou medidas para otimizar a gestão. Em 03 de setembro de 2018 foi realizada a contratação emergencial da empresa CEMIS, por um prazo determinado de 180 dias, encerrando o contrato em 1º de março de 2019.

A partir da criação da Associação Fortalezense Bom Pastor, entidade sem fins lucrativos, qualificada como organização social foi possível firmar contrato de gestão dos serviços, que teve inicio de vigência em 02 de março, gerando economia aos cofres públicos e implantando um modelo de gestão com a participação da Comunidade Fortalezense. Ressalta-se que a estrutura física, instalações, mobiliário, patrimônio, etc.  permanece sendo da Prefeitura Municipal.

A Organização Social fará a gestão  dos serviços do Hospital Municipal Bom Pastor com o compromisso de manter atendimento  médico 24 horas para urgências e emergências, além de  consultas, exames e internações, ou seja, sem nenhum prejuízo  aos trabalhos que eram realizados pela entidade .

Trata-se de um marco na Administração Municipal pois com a implantação de uma gestão em parceria com a sociedade civil organizada,  vai buscar-se maior  eficiência do Hospital Municipal Bom Pastor , primando pela excelência no atendimento a população pelo Sistema Único de Saúde – SUS, e ainda atendendo a outros convênios possibilitará a otimização dos serviços e futura ampliação dos mesmos.

O contrato entre a Associação e a Administração Municipal foi assinado na sexta-feira dia 01 de março, no Gabinete da prefeita Marcia Rossatto Fredi, na presença do Presidente da Associação Pr. José do Prado, Secretária de Administração Elaine Pegoraro Doll, Secretária de Saúde Janice Bock de Oliveira e do Assessor Jurídico Délvio Jung.