16/07/2015 11h04 - Atualizado em 16/07/2015 11h04

6ª Conferência Municipal de SAÚDE

Auditório lotado. Jovens atentos aos malefícios causados pelo uso das drogas: Lícitas e Ilícitas

Com o objetivo de impulsionar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, avaliar e propor condições de acesso à saúde, e garantir formas de participação da sociedade, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na última segunda-feira, a 6ª Conferência Municipal de Saúde, junto ao Centro de Cultura e Eventos.

O tema proposto foi: "Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas - Direito do Povo Brasileiro". Para discorrer sobre o tema a Conferência contou com a presença da Mestra em ciências Médicas, e Assistente Social Ana Cristina da Silva. A mesma, exerce suas atividades junto à Unidade de Adição - Unidade Clínica e Geriatria Àlvaro Alvim/HCPA, Porto Alegre. Com vasta experiência no assunto, a palestrante confidenciou diversas situações práticas vivenciadas pela equipe nos atendimentos prestados aos pacientes em tratamento contra dependência química. Apresentou e aconselhou maneiras que deverão ser adotadas para se chegar mais facilmente a um resultado positivo. Chamou a atenção que há de se ater não somente nas drogas ilícitas, mas nas lícitas. "Estas, usadas em descontrole, também são responsáveis por diversos malefícios causados à saúde humana, prejudicando às suas relações familiares, interpessoais, e o convívio social", concluiu Ana.

Na platéia, a presença atenta dos alunos das escolas, Leopoldo Meinen e 18 de Abril. Os trabalhos também foram acompanhados pelos professores e diretores, Prefeito e Vice-Prefeito, Secretários Municipais, Poder Legislativo, profissionais das diversas áreas da saúde, integrantes de Conselhos Municipais, funcionários públicos e pessoas da comunidade. Na parte da tarde ocorreu a discussão dos eixos temáticos. Na oportunidade ocorreram apresentações dos alunos dos projetos de Coral, Infantil e Juvenil, e Taekwondo. Os jovens, Geovane Nazário e Susani Amaral, também se apresentaram e contribuíram para o evento. O Secretário da Saúde, Paulo Mendes, em seu pronunciamento acolheu a todos e agradeceu pela presença. Reafrmando a importância da presença da Comunidade naquele momento,ratificando o cuidado da atual  equipe da Saúde em buscar formas adequadas para melhor atender as demandas.

6ª Conferência Municipal de SAÚDE